A Paramount Global (PARA, C1BS34) publicou seus resultados do segundo trimestre de 2024, com um vencimento de EPS acima do consenso, que foi positivamente recebido pelo mercado, embora continuassem as pressões em alguns dos principais segmentos.
A empresa continua com seus esforços de transformação digital, onde a maior ênfase está sendo dada à construção de seu canal de streaming – Paramount+ – com força, além de iniciativas de racionalização de custos que tragam eficiência às operações.
Apesar disso, a companhia ainda reportou um prejuízo operacional (operating loss) de US$5 bilhões nesse trimestre, causado por impairments no montante de US$5,99 bilhões.
Resultados Paramount (C1BS34): Eficiência e Economia
Para o segundo trimestre de 2024, a Paramount Global registrou uma receita total de US$6,81 bilhões, uma queda de 11% em relação ao segundo trimestre do ano anterior. A queda na receita foi atribuída a perdas nos segmentos de Televisão e Filmes, que caíram 17% e 18% em relação ao mesmo período, respectivamente. Mas a DTC é a única unidade que continua sendo a estrela para a empresa. A receita da Paramount+ cresceu 46% em base anual, liderada por um aumento de 26% no ARPU global e forte expansão de receita de assinaturas. Embora a esperada queda de 2,8 milhões de assinantes do Paramount+ como resultado da saída de um acordo programado na Coreia do Sul tenha representado uma queda de 2%, o crescimento da receita e a expansão da lucratividade na divisão são sinais muito positivos da capacidade duradoura do streaming de apoiar o sucesso da Paramount no futuro.
A Paramount também relatou que estava no caminho certo para alcançar sua meta de cortar US$500 milhões em despesas todos os anos por meio de seu programa de redução de custos. A empresa também anunciou a melhora no OIBDA ajustado na divisão de DTC (Direto para o Consumidor), que aumentou em US$450 milhões em comparação com o ano anterior que atingiu US$26 milhões para o trimestre, resultado do crescimento da receita e da diminuição das despesas de marketing e conteúdo.
Desempenho por Segmento: Televisão, Mídia e Entretenimento
No segmento de m´dia de TV houve uma queda de 17% na receita, que mostra a fraqueza e tendência ruim para esse segmento, enquanto isso, DTC apresentou um crescimento de 13%, resultado forte e a “joia da coroa” do trimestre. Para o segmento de filmes que teve um decréscimo na receita de 18%, as comparações com os grandes lançamentos do ano anterior afetaram a base comparativa com Transformers: Rise of the Beasts liderando, mas está investindo muito mais na franquia, com sucessos de bilheteria como A Quiet Place: Day One, que já arrecadou mais de US$ 250 milhões em todo o mundo até o momento.
Análise das Ações da Paramount: Múltiplos Razoáveis
As ações da Paramount Global (PARA, C1BS34) estão sendo negociadas com várias avaliações atraentes de 8,8x o P/L a termo de 12 meses e 8x o preço/fluxo de caixa livre. A empresa também tem um rendimento de dividendos de 1,81%, mas cautela é necessária já que nesse trimestre houve um operating loss relevante por conta dos impairments. Com tudo isso, o segundo trimestre foi bem recebido pelo mercado, em parte devido ao fato de o lucro por ação ter superado as estimativas dos analistas.
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O crescimento do streaming, a contenção de custos e os múltiplos atraentes, o triunvirato que é a base, tornam as ações da Paramount uma proposta interessante para uma gama maior de investidores, embora, é claro, persistam as dores de cabeça nesses empreendimentos tradicionais de televisão.
Oferta de Aquisição
Outra grande mudança para a Paramount é a oferta de aquisição de US$ 4,3 bilhões feita por Edgar Bronfman Jr. para comprar a National Amusements Inc., a empresa controladora que detém a maioria das ações com direito a voto da Paramount Global. Essa possível mudança no controle da empresa também poderia marcar o início de algumas novas reformas na administração.